[Livro] Star Wars: Darth Plagueis

Tudo sobre livros e revistas especializadas do UE.

[Livro] Star Wars: Darth Plagueis

Mensagempor Quinlanvos » Qua Out 19, 2011 9:20 pm

Imagem
Darth_Plagueis_back por Serlopes, no Flickr

Star Wars: Darth Plagueis é um livro de James Luceno que vai sair em Janeiro de 2012 e promete contar a história de um dos mais brilhantes Lordes Sith que já existiram. Dono de um pode que todos querem. Assim como todos os Sith antes dele, se tornou um aprendiz, matou seu mestre, e parecia que não iria sucumbir, já que tinha o poder sobre a vida e a morte. Mas não contava, ou contava, com seu aprendiz: Darth Sidius. Os planos de destruir a republica e a Ordem Jedi começaram com eles, mas apenas um continuou na empreitada, e com esse livro vamos aprender muito mais sobre esse lorde negro.

Imagem
Darth_Plagueis por Serlopes, no Flickr

[Via: Star Wars Blog]
Quinlanvos
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Re: [Livro] Star Wars: Darth Plagueis

Mensagempor Lord Sidious » Qui Out 20, 2011 1:15 pm

:shock:
This will be MINE.... Oh yes, It will be MINE !!! :twisted:
Peace is a lie, there is only passion
Lord Sidious
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagempor Quinlanvos » Sex Jan 06, 2012 1:52 pm

Daqui a alguns dias sai Star Wars: Darth Plagueis de James Luceno, e antes de sair a Del Rey está oferencendo pra você ler as 50 primeiras páginas do livro para quem não quer esperar o dia 10 e comprar o livro, e mesmo ver se vai se interessar por ele. Dá para ler os 4 primeiros capítulos do livro, então acesse o link abaixo e veja:

http://sf-fantasy.suvudu.com/2012/01/de ... uceno.html
Quinlanvos
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagempor Tyber » Sex Jan 06, 2012 8:47 pm

Eu sempre quis saber mais sobre esse cara...parece bem interessante
-------------------------------------------------------
Se precisar é só chamar! =P
Tyber
Iniciado na Força
Iniciado na Força

Mensagempor Lord Sidious » Sáb Jan 07, 2012 1:33 pm

Valew pelo link... vou começar a sessão leitura logo mais :twisted:
Lord Sidious
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagempor Quinlanvos » Sex Jan 20, 2012 8:45 pm

Quinlanvos
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagempor Darth Yeshi » Qua Jan 25, 2012 10:24 pm

Deve seer simplesmente maravilhoso!!!
conhecer o lado sombrio da força nunca é demais, entao bora!
Darth Yeshi
Inscrito na Academia
Inscrito na Academia

Mensagempor Quinlanvos » Qui Jan 26, 2012 7:38 am

Cara, este livro tem revelações impressionantes, principalmente sobre o Episódio I, assim que terminar de ler, vou ver se faço um resumo dele pra postar aqui.
Quinlanvos
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Review - Star Wars: Darth Plagueis

Mensagempor Quinlanvos » Dom Abr 15, 2012 3:59 pm

Finalmente terminei de ler este livro, e vou lhes dizer, tem revelações fantásticas e adições fantásticas ao Universo Expandido de Star Wars. Claro que eu não preciso dizer que contém Spoilers, já que vou comentar muitos acontecimentos do livro, então se você pretende ler o livro e não quer saber de nada antes, pare de ler por aqui, senão, "vem comigo", e vamos continuar a explorar ainda mais o lado negro da Força.

“Did you ever hear the Tragedy of Darth Plagueis the Wise? It’s a Sith legend. Darth Plagueis was a Dark Lord of the Sith, so powerful and so wise that he could use the Force to influence the midi-chlorians to create life. He had such a knowledge of the dark side that he could even keep the ones he cared about from dying.”
– Supreme Chancellor Palpatine, Star Wars: Episode III Revenge of the Sith

Star Wars: Darth Plagueis. Acho que nenhum livro do Universo Expandido foi tão antecipado quanto este. Em Episode III Revenge of the Sith nós somos capturados a narrativa de Palpatine contando a tragédia de Darth Plagueis o Sabio, um Sith Lord “tão poderoso e tão sabio que era capaz de udar a Força para influenciar os midi-chlorians para criar vida.” Depois de anos esperando para saber mais a respeito desta lenda, ela finalmente foi revelada.

Como um leitor do Universo Expandido de Star Wars de longa data, eu achei que a série de Darth Bane de Drew Karpyshyn nos deu um ponto de vista que nenhuma outra obra de Star Wars deu. Karpyshyn criou uma obra fantástica ao mostrar a ascensão de Bane e sua passagem de aprendiz a Dark Lord of the Sith. Como resultado, eu tinha um monte de noções pré-concebidas sobre Darth Plagueis. E fico feliz em dizer que eu estava errado! James Luceno se esforçou para trazer uma das melhores histórias que eu já li na mitologia de Star Wars. Sim, uma das melhores.

O livro traz tanta informação que vale uma segunda leitura. A história é cheia de referências a diversos outras obras do Universo Expandido, algumas mais escondidas outras bem obvias. Tudo sobre como ele conhece Ronhar Kim e monta seu relacionamente com Palpatine (HQ Star Wars: Republic #64) até aos planos para Jedi Council: Acts of War, aos eventos com Yinchorri, aos aspectos de Star Wars: Republic: The Devaronian Version, para nomear algumas obras. É o sonho de qualquer fã do UE se tornando realidade, e as referências não são forçadas. Luceno consegue tocar e explicar os eventos sem criar confusão nas nossas menstes. E aqueles que não tem tanto pano de fundo no Universo Expandido não terão problemas em ler também, pois é auto-explicativo.

Darth Plagueis começa com a morte do mesmo, exatamente a cena que Palpatine descreve para Anakin em Revenge of the Sith. O prólogo traz um certo aprofundamente filosófico que eu não via desde "The New Jedi Order: Traitor". Luceno nos dá uma visão da galáxia através dos olhos de Palpatine após se tornar um Sith Lord na morte de Plagueis. Então o livro pula para algumas décadas atrás, quando Plagueis ainda era um aprendiz, estudando as artes negras sob a tutela de Master Darth Tenebrous. Mas quando Rugess Nome, inimigo de Tenebrous, ataca, Plagueis aproveita para trair seu mestre, e clama o título de Dark Lord para si. Assim que vida deixa o corpo de Tenebrous, os leitores aprendem sobre a fascinação de Plagueis pelos midi-chlorians e os Designios da Força. O tanto de informação sobre a história Sith e o conhecimento que Plagueis traz é um verdadeiro deleite para nós leitores.

O resto da parte um do livro mostra a busca de Plagueis para entender profundamente a Força. Sob o disfarce de Hego Damask, um poderoso Muun, Plagueis começa a plantar as sementes do que vai acabar levando aos eventos de revenge of the Sith e a realização do "Grande Plano" Sith. Com a assistência de seu dróide, 11-4D, Plagueis começa sua busca pelos conhecimentos perdidos do Sith Darth Gravid.

O aspecto mais interessante sobre Plagueis não é seu poder como um Sith, mas sua vida como o Magistrado Hego Damask. Um rico e poderoso Muun nascido com o único propósito de seguir os planos Sith de Tenebrous, Damask é responsável por financiar o circuito de podrace de Gardulla em Tatooine, carregamentos para Naboo e pesquisas em energia plasmática, e manipulação de pessoas. As manipulações de Damask rivalizam com o próprio Palpatine.

O planeta Naboo tem uma importância para os eventos da galáxia maior do que imaginavamos. O modo em como Naboo entra no Grande Plano Sith fritou minha cabeça mais de uma vez. Não só alterou minha opinião sobre a saga, mas mudou como eu olhava para o Universo Expandido e Darth Sidious em particular. Luceno faz um excelente trabalho explicando como Naboo fez para se transformar — com a ajuda de Demask — de um planeta secundário em um dos planetas mais influentes na política galáctica. Isto acontece, em parte, graças as informações de um jovem tão frustado com seu influente pai, que está tão revoltado que se vira a sua família: Palpatine. Plagueis reconhece os talentos de Palpatine e começa a colocar ele nos caminhos do dark side.

A relação de Palpatine com seu pai, Cosinga Palpatine, continua a deteriorar até, em uma cena tão pesada quanto Anakin assassinar todo uma vila de Provo da Areia, Palpatine mata sua família inteira. Luceno consegue fazer com que a cena exploda das páginas, mostrando como Palpatine emerge das barreiras que ele mesmo criou a sua volta e atinge seu potencial completo na Força. E como único sobrevivente e herdeiro da Casa Palpatine, o carismástico jovem está em uma excelente posição para avançar no Grande Plano dos Sith como aprendiz de Plagueis. Os paralelos com a queda de Anakin são obvios, mas ainda assim diferentes.

A parte Dois da história avança 10 anos e mostra um período de 2 anos. E posso dizer que foi a parte do livro que eu mais gostei. Sendo aprendiz de Plagueis por quase uma década, Palpatine está totalmente imerso no dark side. A Força é discutida profundamente. Luceno cobre vários tópicos excitantes, desde os anciãos, Celestiais, e os Rakata para Ashla e Bogan, A Teoria de Potentium — na qual light e dark dependem das intenções dos usuários — e as várias formas de uso do Sith Lightning. Os dois tem uma discussão muito interessante sobre os poderes transformativos do Sith Lightning, que termina com uma frase excelente: “O poder do dark side é uma doença que nenhum Sith gostaria de ser curado.”

Um dos conceitos interessantes que Luceno traz é o que é o “realm of the Force. (Reino da Força)” . Onde podesse gerar um buraco na Força, criado pelo Mestre Darth Tenebrous, e tudo dentro pode ser escondido da Força e prevenido de ser sentido pelos Jedi. Em prática, os Sith descobriram como encobrir seus planos. Palpatine está construindo seus poderes no dark side, e tentando ganhar poder por sobre seu mestre. Isso vai levar ao poder sobre os outros, um grupo, um mundo e finalmente a República.

Claro que, Plagueis não da acesso a todos os conhecimentos Sith para Palpatine e também para os locais históricos para os Sith, temendo que esses lugares possam levar os Jedi até eles. Os dois viajam através da galaxia, treinando com a Guarda Echani Sun em Hypori e lutando com guerreiros em Kursid. Essa última uma das minha cenas favoritas no livro, do jeito que esses nativos fizeram suas batalhas com os Sith. Esses guerreiros fascinantes podem facilmente virar uma ameaça em algum ponto no futuro.

Quando não está aprendendo os caminhos dos Sith, Palpatine devota seu tempo à politica. Com a ajuda de Plagueis, ele chega a posição de embaixador de Naboo com apenas 28 anos. É ainda uma surpresa mais que ele fala dos jeitos femininos de Palpatine, como já citado nos livros Children of the Jedi e The New Jedi Order: Rebel Stand, quando Roganda Ismaren fala dos jeitos femininos de Palpatine.

Assim como Plagueis era o mentor de Palpatine nos caminhos dos Sith, Vidar Kim, visto pela última vez em Star Wars: Republic – Bloodlines, foi seu mentor nos caminhos da política. Plagueis encoraja Palpatine a fazer amizade com Kim, sugerindo a seu aprendiz para aprofundar isso. Ele não sei importa que Vidar tem um filho, Ronhar, que entrou para a Ordem Jedi. Plagueis sabe que Ronhar e Palpatine irão se cruzar cedo ou tarde, então ele prove Palpatine com muita experiência. Mais uma vez, Plagueis tem um plano dentro do plano, todo eles profundamente ligados ao Grande Plano Sith. O Muun era a mente. Se não fosse por isso, ou seja, a maioria das coisas que Sidius faz é a pedido de Plagueis, senão dava até pra dizer que o foco do livro era em Palpatine e sua ascenção ao poder. Como resultado, Luceno toma o cuidade sempre de mostrar quem é a real mente por trás da coisas. E não é Sidious.

Mas não da pra dizer que Sidius seja burro. Em um certo ponto, Palpatine para Malastare para participar de um evento de gala da Vinta Harvest Classic (uma referência a HQ Star Wars: Republic—Emissaries to Malastare) como membro da equipe do Senador Kim. Sidious procura vários membros da Hego Damask’s em Sojorn, O Sith Lord conhece um pouco de "quem é quem" no submundo, e muito bem aqueles que o Muun irritou. O grupo eventualmente discute sobre a Federeção do Comércio, a qual tem ganhado poder, e como prevenir que eles continuem a crescer. No final da cena, Senator Kim recebe uma mensagem urgente que sua família morreu em um trágico "acidente", sobrando apenas ele e seu filho, o Cavaleiro Jedi Ronhar. Este evento serve de catalisador para Palpatine se tornar Senador de Naboo.

Alguns leitores podem começar a se cançar das políticas sem fim e a quase falta de ação, e neste ponto eu vou concordar. Mas Luceno sempre acha um jeito de manter o interesse nas coisas e o andamento do livro. O jogo entre os Sith e seus alter-egos é ótimo, e o livro serve como uma fantástica história da queda da República.

Plagueis, de muitas maneiras, é como seu mestre, obsecado pela ciencia. Neste caso, Plagueis é obsecado pelo estudo dos midi-chlorians. E depois do recente conto que saiu na Star Wars Insider - The Tenebrous Way. Eu me pergunto se Plagueis sabia sobre a verdadeira obsessão e sua criação dos maxi-chlorians. Alguns sempre discordam sobre os midi-chlorians, mas a explicação de Luceno e como eles funcionam é um tanto quanto satisfatória.

É durante os momentos de instrospecção de Plagueis é que descobrimos suas visões pessoais, e sobre como ele vê o "balanço da Força". Ele acredita que os Jedi criaram a bolha da Força similar as bolhas que os ysalmiri criam em volta de si para anular a mesma, só que em escala galática; uma bolha que enche a galáxia pelo light side e previne o dark side de infriltar. É como a bolha do Mestre Tenebrous que anula a Força, mas ao contrário. Gerações de Sith acreditaram na mística em que os Jedi banem o Dark Side para manter o balanço da Força. Os Sith acreditam que a Força se auto-regula. Plagueis tem uma vasto conhecimento sobre as espécies. Ele fez experimentos com telepátia, regeneração, cura, e principalmente, extender a vida. Com a ajuda do droid 11-4D, Plagueis foi capaz de quebrar muitas barreiras com a ajuda da Força. Mesmo mostrando como os Jedi e a Republica são a chave para os planos dos Sith, o objetivo principal esta nos reinos da Força, eles planejam dominar a Força e se tornar a "incorporação do principio de animação da Galáxia".

Outra teoria de Darth Plagueis e também dos Jedi e Sith é que o balanço entre light e dark está sobre a guia dos Celestiais, que surgiram com a Força a milhões de anos atrás e vem guiando os caminhos desde então. Eu tenho que admitir que a teoria tem seus méritos. Sempre houve um sentimento de que há um certo ying yang no Universo de Star Wars. E isso explica isso. Mas isso é uma teoria que muitos Sith inclusive repudiam.

O único aspecto da história que soa estranho pra mim é a viagem que Darth Sidious faz para Dathomir. Plagueis sempre o proibiu de visitar mundos com uma ligação forte com o dark side, então Palpatine escolhe ir para Dathomir. E quando está no planeta, uma Nightsister se aproxima de Palpatine e oferece a ele seu filho como um presente. Seu bebê, um Nightbrother marcado com as tradicionais marcas vermelho e preta, que vai ser tornar o temido Darth Maul. É até um breve luz sobre o passado de Darth Maul, que vimos um pouco com a introdução de seu irmão, Savage Oppress, em The Clone Wars. Infelizmente, esse capítulo é muito chato. É aqueles em que você quase desiste do livro. A parte engraçado desta cena é quando Palpatine pela o jovem Darth Maul. Ele tenta limpar a mente da Nightsister, dizendo a ela para esquecer que esse encontro aconteceu. Ela responde, “Eu irei tentar,”. Este capitulo inteiro me fez parar e pensar nas remificações do que eu li. Maul tem um irmão gemeo. Como instinto eu pensei que era o Savage. Mas quanto mais eu penso, eu não consigo me convencer. Savage, como a gente viu em The Clone Wars, parece o mesmo Maul de Episode I The Phantom Menace, só que uma década antes. O que me fez pensar que talvez não seja o Maul em The Clone Wars, mas talvez seu irmão gemeo.

Com os eventos de The Phantom Menace se aproximendo, Plagueis e Sidious discutem em como dar os passos finais de seu plano. Plagueis conta a Palpatine que seu desejo é que ele se torne o Chanceler Supremo, como ele guiando das sombras como co-Chanceler. É neste momento que Palpatine o nomeia “Plagueis o Sábio.”

Em outra surpresa de eventos, os leitores descobrem que foi Hego Damask(Plagueis) quem primeiro contata os clonadores em Kamino. A visão da armada que Plagueis queria montar precisava de uma espécie que podesse ser clonada e controlada, então Damask financia os Kaminoanos para clonar e testar aquilo que viria a se tornar no futuro a Grande Armada de República.

Enquanto isso, Palpatine usa o assassinato do Senador Kim para se aproximar de seu filho Ronhar, ao qual podemos ver melhor em Republic: Bloodlines. Daqui a história começa a tomar velocidade. Damask viaja para Serenno para se encontrar com a os Mestres Jedi Jocasta Nu, Dooku, e Sifo-Dyas, junto com o jovem Cavaleiro Jedi Qui-Gon Jinn. Plagueis imediatamente vem em Dooku potencial para em caso de acontecer algo com Sidius se usar dele. Plagueis inclusive já começa a tentar levar Dooku para o dark side. Plagueis, usando toda sua capacidade como o Magistrado Hego Damask, acaba entrando em uma discução economica e politica com Qui-Gon, o que leva a Sifo-Dyas dizendo sobre uma possível guerra que pode surgir, como as Clone Wars. Ele termina a discussão com uma questão muito direta, uma que estava em sua mente a muito tempo: "Se atacado, voce contra-atacaria?" E conforme a conversa segue, Plagueis começa a plantar as sementes da Armada de República na mente de Sifo-Dyas. Ele menciona um grupe de clonadores perto de Subterrel, mas intencionalmente deixa escapar o nome “Kamino.”

De repente, as coisas saem um pouco do controle. Os inimigos de Damask sequestram Palpatine. A guarda de Plagueis chega alguns segundos após Palpatine liberar todos os poderes do dark side sobre eles. Plagueis, entretanto, fica gravemente ferido em um ataque surpresa de uma sociedade secreta de Coruscant, o Canted Circle. Plagueis consegue escapar com a ajuda de Palpatine e seu assistente, Sate Pestage, mas não sem se ferir muito.

Eventualmente, Plagueis convoca Sidious para Muunilinist, para sua ilha particular, que é tão poderosa no lado negro que Sidius percebe. Fica claro que Plagueis é quase como um Batman enquanto Sidious é algo do tipo um aprendiz de Batman. Quando Sidious chega até a biblioteca de Plagueis tem até uma sensação de Batcaverna. Como Darth Bane, Plagueis passou seu tempo de vida juntando textos, pergaminhos, holocrons, e muito mais. Palpatine não consegue esperar para ter acesso a tudo que tem nesta biblioteca. É aqui que Palpatine aprende sobre os experimentos de seu mestre com gravidez. Então eu comecei a prestar atenção a tudo que está sendo dito. Poderá a origem do "Escolhido" ser explicada? Teria Plagueis tido sucesso e criado Anakin dentro de Shmi Skywalker? Não. Não ainda. Plagueis informa a seu aprendiz, em sua falha em prosseguir com a devida cautela, ele deixou uma abertura. Ele sente que suas tentaticas de descobrir o segredo de extender a vida, o balanço da força sempre traz ele devolta, não importa os esforços.Ele tem que ganhar essa briga.

Plagueis está convencido que os Jedi falharam porque eles perderam sua fidelidade há Força, dando aos Sith a oportonidade de persuadi-los. E quando estiverem preparados, ele irão atacar. O que me lembra o Yoda falando “always in motion the Future is.”

Em preparação para a guerra, Plagueis mode sua biblioteca em Aborah para Sojorn, fazendo com que os investimentos de Damask quebrarem. Plagueis coloca San Hill, o filho de seu aliado Lars Hill, para comandar o Intergalactic Banking Clan, que depois se volta ao movimento separatista. O Sith sabe que o único meio de derrubar a Ordem Jedi e a Republica é colocar eles em uma guerra civil, e transformar os Jedi em inimigos públicos. Os dois decidem então em se focar em sistemas que já estão com batalhas interiores. Os planetas da borda começar a sofrer enquando o Núcleo prospera, deixando as coisas ainda mais fáceis de manipular pelos Sith.

Uma das grandes mudanças que temos que lidar, é que Darth Maul é um mero peão. Apesar de Sidious dar a ele o título de “Darth,” é apenas para aumentar seu ego. O “aprendiz” sequer sabe de Plagueis. De fato, Palpatine o sua apenas como um simples guerreiro, negando a ele informações sobre a história Sith e a política da galáxia. O jovem recebeu o melhor treinamento em Mustafar e Orsis sob a supervisão de Trezza, um Falleen especialista em combate. Plagueis sabe da existência de Maul, e aprova; pois sabe que Sidious não o considera um aprendiz. Foi Plagueis que conseguiu muitas coisa para Maul, mesmo sem Maul mesmo saber. Assim como nós.

A parte tres já nos coloca 25 anos na frente quando Sidious já se tornou um Master of the dark side. É aqui que Luceno faz outra grande referência ao Universo Expandido, Republic: The Devaronian Version, que é uma especia de bastidores recontando o que houve em Jedi Council: Acts of War, contada por Vilmarh Grahrk, o Devarion que adorava atazanar a vida de Quinlan Vos. Muito coisa acontece neste terceiro ato, que é impossível cobrir em cada detalhe.

Com as peças no lugar, o história começa a acompanhar The Phantom Menace. E aqui Luceno nos da outra revelação chocante: Plagueis estava vivo e bem durante os eventos do primeiro filme, mesmo que a nunca o tenhamos visto. É ainda mais surpreendente que Palpatine ainda era uma aprendiz quando os Sith vem a cena e não
Maul. O que dá sentido pra mim a uma das ultimas frases do filme “Mas qual foi destruído? O Mestre, ou o aprendiz?” Nõs descobrimos que Plagueis morre nos momentos finais do filme, mas isso não é uma revelação chocante.

As ramificações deste livro agora fazem eco sobre meus conhecimentos a respeito dos eventos do filme. Nesta parte tres nós vemos Palpatine trilhar seu caminho para ser o centro da história. É ele, com a ajuda de Plagueis, quem põe Padme como Rainha de Naboo. Luceno faz uma trabalho fantásticos juntando o UE dos livro e quadrinhos em uma linha coesa sem estregar nada e nenhuma continuidade. Jabba e Gardulla the Hutt, os true Mandalorians como visto em Jango Fett: Open Seasons, C3PX, Dooku e as conversas de Palpatine sobre a queda de Republica, A criação das fundições em Geonosis, e muito mais são tocados aqui.

Também aprendemos sobre a criação do que virá a sem a Grande Armada da República. Sifo-Dyas realmente ordenou a criação dos clones, mas tudo sugerido por Plagueis que, com a assistencia do Intergalactic Banking Clan, bancou a operação toda.

Dooku eventualmente conta a Palpatine sobre a existencia de Anakin Skywalker, no qual os Jedi acreditam ser o Chosen One. Enquanto Luceno não explica de maneira explicita a origem de Anakin, nos deixa a entender que pode ter haver com as manipulações de Plagueis para criar vida. Palpatine pensando da mesma maneira, imediatamente decide seduzir o jovem Anakin para o dark side, graças a uma visão da Força. Mas em ordem de completar suas tarefas, Maul precisa matar Qui-Gon Jinn. E sabemos que isso aconteceu.

O climax do livro, claro, é a visão única do fim de The Phantom Menace. Com Palpatine sendo eleito Chanceler Supremo, os dois Lordes Sith resolvem comemorar sua vitoria. Bebados pelo poder e intoxicado pelos drinks, Plagueis cai em um raro momento de sono. É quando Sidious ataca. Ele mata seu mestre, liberando um onda de Force lightening nele.

De repente, Luceno muda os rumos. Várias vezes, o livro mostra Darth Plagueis como a grande mente por trás de tudo. Entretanto, Sidius odiava seu Mestre mais do que se imaginava. Inclusive ele diz a Plagueis que ele nunca foi seus mestre de verdade “You perdeu o jogo no dia em que escolheu me treinar para mandar ao seu lado — ou melhor estar sob sua tumba. Professor, sim, e eu vou ser eternamente grato. Mas Mestre—nunca.” Apenas essa linha já da a sensação de que Palpatine já havia a muito determinado que deria que lidar com seu mestre a algum ponto; o que da um certo mérito a regra dos dois de Bane. E nós aprendemos algo que já haviamos suspeitado: o homem que escreveu a Tragédia de Darth Plagueis o Sábio foi ninguém menos que Lord Sidious. A parte mais interessante sobre a morte de Plaguies é que Lord Sidious ve a si mesmo como Sith’ari. Ele diz a seu mestre que enganou ele assim como eles enganaram os Jedi. Sidious nunca teve a intenção de dividir o poder, e ele só queria os segredos de seu mestre. Sidius estava no comando na verdade e não Darth Plagueis, como acreditavamos. Acabamos por descobrir que todo o plano de Plagueis veio de Palpatine. Sidious plantou as idéias na mente de Plagueis, e Sidius ainda as fez acontecer.

O livro acaba com Palpatine colocando Dooku mais perto ainda do dark side. Com seu aprendiz morto, Qui-Gon e outro, Komari Vosa, liderando um grupo de renegados, Dooku estava cada mais se desligando da Ordem Jedi, fomentando a decisão de abandona-la. Dooku conta a Palpatine que suspeita que o Sith morto em Naboo era apenas o aprendiz e confidencia com Palpatine suas intenções de localizar esse Mestre Sith e se aliar a ele contra a República..

O que me faz lembrar de meus estudos com os Sith, enquanto as histórias com os Jedi são meras aventuras, as histórias com os Sith tem sido muito mais ricas e com mais pano de fundo. Apesar do livro ter dado uma freada, principalmente quando as partes politicas tomam muito espaço, em sua integra ele é pano de fundo para revenge of the Sith. Luceno mostra o Grande Plano dos Sith desde o esboço até se tornar realidade.

Como eu disse, esse é um livro que todo leitor do UE deve ter e ler. Todo fã de Star Wars irá gostar de Darth Plagueis! Este livro foi um prazer de ler e trouxe muita informação.
Quinlanvos
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagempor Nute Gunray » Dom Abr 15, 2012 4:07 pm

parece ser muito bom mesmo! vou providencia-lo!!
Where are these Droidekas?
Nute Gunray
Cavaleiro Jedi
Cavaleiro Jedi

Mensagempor Lord Sidious » Ter Abr 17, 2012 2:08 pm

Nossa depois dessa vou comprar certeza... belo resumão Quinlan =D> !!!
Lord Sidious
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Voltar para Publicações Especializadas